Significado de Devaneio: 1. Estado de espírito de quem se deixa levar por lembranças, sonhos e imagens; 2. Quimeras, fantasias, ficções.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Peter Paul Rubens(Neptune Calming The Tempest, 1635)

...desconjuntadas as junturas dos costados, todos recebem a onda inimiga e os navios se entreabrem por todas as partes.
Entretanto Netuno sentiu que o mar se agitava com grande ruído e que a tempestade se desencadeara e que os abismos tinham sido revolvidos nas suas profundezas; gravemente irritado, ergue sua fronte calma à flor das ondas e, olhando para a frente sobre a vasta extensão, vê a frota de Enéias dispersa pelo mar e os troianos oprimidos pelas ondas e pelo céu que parece cair sobre eles. Os artifícios e os furores de Juno não passam despercebidos ao irmão. Chama o Euro e o Zéfiro e lhes fala nestes termos: "Será que foi vossa prosápia que vos deu tal audácia? Ousaste, sem minha permissão, ventos insolentes, turbar o céu e a terra e soerguer estas massas? Eu vos deveria... Mas antes de tudo cumpre acalmar as ondas revoltas. A seguir me pagareis por essas faltas com castigo inédito. Fugi, depressa, e dizei a vosso rei que o domínio do mar e o temível tridente couberam em sorte não a ele mas a mim. Senhor dos enormes rochedos, vossa habitação, ó Euro, que Éolo se gabe daqueles palácios, e reine na prisão onde os ventos estão cativos".
Assim diz e, mais depressa do que o dito, acalma os mares encapelados, põe em fuga as nuvens acumuladas e faz o sol brilhar. Cimóteo e Tritão, unindo seus esforços, desencalham os navios do agudo escolho; Netuno os levanta com o tridente e abre as vastas sirtes e aquieta o mar e desliza à flor das ondas com suas rodas velozes. E, como sucede comumente, quando rebenta uma sedição no seio de um grande povo, a ignóbil populaça, presa de cólera, faz voar fachos incendiários e pedras, e o furor arma os braços; logo se cala e se conserva de ouvidos fitos, à escuta, no momento em que surge algum varão respeitável pela piedade e pelos serviços, o qual lhe governa o espírito com seus ditos e amansa seu coração. Assim caiu todo o fragor do mar logo que o pai Netuno, lançando os olhos pela planície líquida e levando sob o céu sereno, guia os cavalos e abandona as rédeas ao carro que voa sobre as ondas.


Virgílio, in "Aeneis"(titulo original), "Eneida"

Um comentário:

  1. ...adoro como escreviam esses, desenhavam devaneios com palavras, essa imagem é exatamente da cena descrita...

    ResponderExcluir