Temos necessidade de nos alimentar, possuímos desejos esporádicos de comer coisas diferentes, às vezes estapafúrdias, e todos temos vontade de comer sempre os nossos pratos preferidos... Todos temos necessidade de nos relacionar, às vezes desejamos que um de nossos relacionamentos ganhe em importância, ou que nós ganhemos destaque ou superioridade nessa relação, e a vontade de todos é que suas relações familiares profissionais e de amizade sejam saudáveis e gratificantes. Todos têm necessidade de participar de meios sociais, comunidades, populações e povos. Às vezes temos desejos de predomínio de poder sobre esses grupos. Mas nossa vontade é sempre de ser respeitado e reconhecido em seus valores.
O desejo é aquilo que nos move a necessidade não, ela torna-nos passivos. Não se sacia uma necessidade, até que ela se torne um desejo. Os desejos são muitos, as necessidades são poucas. As necessidades podem ser satisfeitas; os desejos, nunca, sempre vêm outro diferente e ocupa seu lugar.
Enfim, concluí que o atendimento de nossas necessidades é que nos impedem de morrer, de explodir, de pular de uma ponte ou algo do gênero... O atendimento de nossos desejos, é que nos tira da inércia e nos faz buscar o algo mais, que nos faz progredir...
Nenhum comentário:
Postar um comentário